sexta-feira, 7 de maio de 2010

Como nossos pais


“Minha dor é perceber, que apesar de termos feito tudo o que fizemos. Ainda somos os mesmos e vivemos, como os nossos pais” (Belchior)



Você me diz que seus pais não lhe entendem, mas você não entende seus pais. Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo. São crianças como você, o que você vai ser quando você crescer?” (Renato Russo)



Sei que o tema é antigo, que muitas pessoas já pensaram, comentaram, cantaram e filosofaram a respeito, mas quando é a gente que se dá conta, a coisa muda de cor, de forma, faz mais sentido. Venho pensando neste tema há um tempo, mas hoje, veio o texto...


Estava trocando presentes no Shopping quando encontro a mãe de uma colega de trabalho. Eu a reconheci e fui falr com ela. Me surpreendi o quanto ela e minha colega falavam e gesticulavam da mesma maneira, como as duas pareciam uma cópia um pouco alterada uma da outra. Tal foi minha surpresa ao chegar na nutricionista, mãe de minha prima e me dar conta de que não era apenas a forma de falar e de gesticular que eram similares, até os esquecimentos eram os mesmos! E fiquei ponderando o quanto eu havia copiado de meus pais. Sei que aprendemos por imitação e passamos a vida copiando os gestos alheios de modo consciente ou não. Eu mesma era rainha da cópia, sotaques, gestos, tudo minha antena captava era imediatamente absorvido e copiado. Mas, hoje, após anos de terapia, comecei a perceber minhas mudanças. Deixei de me organizar e organizar a casa como minha mãe, de esquecer as coisas como meu pai, de lidar com o outro, meu companheiro, como minha mãe lida com meu pai e tantas outras coisas, que, com certeza, não são tão conscientes assim e dei um " SALVE" para minha dura e bruta quebra do cordão umbilical que ocorreu tarde, mas que ocorreu. Disse um "ALELUIA" por estar em terapia e me permitir ver as cópias e ter força e apoio para mudá-las. E finalmente, gritei "VIVA" por, num mundo com tantas cópias, onde o slogan "nada se cria, tudo se copia" é extensamente utilizado, onde as cópias originais de produtos importados e extremamente caros são bastante popular (todo mundo quer óculos da Gucci, uma bolsa Louis Vitton, um relógio Cartier...), dei um viva por estar buscando ser a exceção à cópia, um modelo original e realmente novo!

Nenhum comentário: